O closet dos sonhos…

Seja do tamanho que for, um bom closet povoa os desejos de todas as pessoas modernas que sofrem com a falta de lugar para tantas coisas. Não só guardar, mas organizar! Sim… tem diferença se você for um pouco mais metódico e gosta de ver e localizar tudo o que precisa sem estar sempre na busca da “arca sagrada”. Quem nunca perdeu “aquela” blusa que tanto quer usar hoje que atire a primeira pedra!

11-1

4a09dea0c7ff2a794753da8041907d13

Quem gosta de closet não vai deixar de lembrar da célebre fashionista Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker em Sex and the City) que teve 3 closets muito diferentes durante os dez anos do seriado, mais 2-3 anos com os filmes que sucederam a história. No apartamento onde a personagem viveu boa parte dos seus anos em NY ela tinha um bem caótico, que faltava lugar para suas roupas, que foram parar até dentro do forno.

untitled

Já no segundo closet, na cobertura dos sonhos onde ela iria morar com o grande amor de sua vida, Mr. Big, com certeza não faltaria lugar para nada, nem para sua fixação por sapatos. Aliás foi neste closet que o casal faz as pazes no final do 1o. filme, bem ali no chão mesmo. Bendito par de Manolo´s azuis!

carries-new-closet-2-511x288picture-10

Carrie-Bradshaw-Mr-Big-Shoe-Proposal

Pois é, mas mesmo com o closet dos sonhos a vida não foi perfeita para Bradshaw… mas seguindo na narrativa, já no 2o. filme, Carrie e Big se casam e vão morar juntos num apartamento mais tradicional (comparado a cobertura do anterior) e lá sim, um outro closet com muito charme e irreverência. Não é preciso mais que 3 segundos para perceber a diferença entre o lado dele e o lado dela, ambas personalidades estão lá estampadas, frente a frente.

ffc465ffbb531bff7c9d0fc854359c8d

Depois desta ilustração com a personagem Carrie Bradshaw vamos para uma parte importante: existem medidas básicas, mas nunca um projeto padrão. Cada pessoa tem sua maneira de guardar as coisas, roupas, calçados e etc. Um closet ideal é aquele que consegue acomodar, do seu jeito, todas estes itens. Portanto o espaço (ou armário) só atingirá seu objetivo se tiver um pouco de você nele. Um exemplo claro disto são as calças: tem quem goste de guardar pendurada individualmente em cabide, tem quem prefere dobrada em 2 ou 3 partes junto aos demais dobrados e tem quem prefira cabides coletivos ou então um bom calceiro.

No detalhe dois modelos de calceiros fantásticos, o primeiro é escalonado e mesmo com o formato frontal acaba mostrando todas as peças.

Já o segundo é o campeão de preferência e acomoda as calças de forma lateral.

As medidas utilizadas como padrão para as peças apenas balizam a base da composição, podendo ser adequadas no projeto para abrigar todas particularidades dos usuários e suas inúmeras necessidades. Abaixo uma pequena noção delas. Na parte de dobrados sugiro utilizar uma medida entre 30 e 35cm, evitando grandes e bagunçadas pilhas.

Com relação aos acessórios a oferta no mercado é grande, existem lojas especializadas que vendem verdadeiras fórmulas milagrosas de como organizar os espaços de seu closet e facilitar em muito o seu dia a dia. Tem separadores de gaveta em diversos materiais como mdf, couro, plástico, veludo, acrílico, etc. que acabam por ampliar a capacidade de armazenamento. Outro item interessante são os cabideiros, gavetas e prateleiras iluminadas; estes ajudam na visualização das peças armazenadas. Gavetas verticais para sapatos auxiliam a melhor utilização da profundidade da caixaria do móvel, evitando o desperdício de espaço. Além destes, nem precisa falar que não dá para esquecer um bom e grande espelho, de preferência de corpo inteiro!

closet10e80875ce771796cafd2d11d352d43abb923c48c811af95a28bd1873ba24c54d6

Sobre o estilo ele pode (e deve) variar com o seu gosto particular e seu “life style”. Aqui vou expor alguns que acho bem interessantes: escuros, com estruturas e detalhes metálicos, linhas contemporâneas. Evitando excessos desnecessários, sempre mais retos e bem distribuídos, com muitos acessórios e praticidade.

3d0e0f523551ad7b872213398c0d5beb4cb501faaeb38091ff3a085114f844dba4afcfc94251ef6d569cdbc2903e27c3

Para encerrar separei dois itens a serem pensados se não seriam ouro em pó dentro de um bem planejado closet: ferro de passar roupas auxiliar para dar aquela retocada numa peça antes de finalizar o look e uma tulha de roupas sujas, caso tenha o real hábito de trocar as roupas dentro do ambiente, principalmente se estiver integrado ao banheiro. Bacana, não?

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “O closet dos sonhos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s