Cabeceiras… o segredo é a proporção!

Sabe qual detalhe pode transformar a decoração do seu quarto? Parabéns para quem respondeu “cabeceira de cama”! A cabeceira pode fazer toda diferença na decoração. Atualmente a diversidade de modelos para cabeceiras de cama é gigante e isso dificulta na hora de saber qual é a melhor opção para se colocar na sua decoração.

Blog - cabeceiras de camas

Afinal, quantos tipos de cabeceiras de cama você conhece? Quais modelos você mais gosta?É natural gostar de estilos e modelos diferentes para a cabeceira de cama, mas na hora de fazer a escolha o correto é pensar em qual vai se encaixar e valorizar a decoração do seu quarto. Antigamente as camas já vinham com a cabeceira em sua composição.

Agora a versatilidade das confortáveis camas box, fazem com que tenhamos de colocar a criatividade e o bom gosto para trabalhar! Uma cabeceira de cama deve ser, bonita, confortável e criativa. Existem cabeceiras de cama para todos os gostos, bolsos e necessidades. Basta escolher o modelo ideal, que vai ajudar no design de interiores do seu lindo quarto.

fbb985eaadfd1c67f75297586bff85bf

 

Utilidade: Você sabe para o que realmente serve a cabeceira? Muitas pessoas acham que ela é apenas um detalhe meramente decorativo, uma parte estética do design do quarto, mas estão enganados. Logicamente que a cabeceira embeleza o ambiente, esta é uma de suas qualidades e atributos, mas ela também tem sua utilidade prática. As cabeceiras de cama são um ótimo exemplo de objetos que perpetuaram durante séculos. Na Grécia antiga e no renascimento elas serviam como encosto, já que nas camas se faziam as refeições e recebiam convidados. Em locais mais frios a cabeceira era utilizada para ajudar a conter o frio e vento. Na Idade Média elas começaram a ser extremamente elaboradas, esculpidas em mínimos detalhes, recebiam acabamentos fantásticos e começaram a ser revestidas com tecidos. Atualmente temos nossas mesas de jantar para comer, salas para receber visitas. Porém continuamos precisando e amando nossas cabeceiras de cama.

286de96c6b4c9b559cd4d59ab35075a2

As Cabeceiras são:

  • Práticas
  • Confortáveis
  • Acolhedoras
  • Lindas

Elas nos protegem de batermos a cabeça na parede de noite, ajudam a nos deixar mais confortáveis, e esteticamente facilitam a delimitação do espaço da cama. Fazendo assim seu quarto ser ainda mais apaixonante!

b93e52e253eabd8f177fb42f3a2a8c26

A ESCOLHA PERFEITA…

É necessário saber que qualquer detalhe de uma decoração pode valorizar ou não o ambiente, por isso a escolha de sua cabeceira de cama é tão importante. Por ser um item removível, ela pode ser utilizadas em diversos quartos, por isso é uma ótima aquisição para todas pessoas, inclusive as que moram de aluguel. Por serem peças soltas, elas possibilitam que a decoração seja alterada facilmente.

Mas sempre que vamos escolher uma cabeceira, temos que levar alguns detalhes em conta.

  1. Comprimento do quarto
  2. Altura do pé-direito do quarto
  3. Utilização do quarto
  4. Conforto desejado

Obtendo os itens a cima, você vai conseguir encontrar qual o melhor design de sua cabeceira, e qual irá suprir as necessidades do proprietário do quarto. Observe o esquema abaixo:

cabeceiras

Na imagem a cima, vimos quais tipos de cabeceiras se encaixam melhor com cada ambiente. Agora vamos detalhar cada tipo de cabeceira e os ambientes que elas se encaixam:

  1. QUARTO ESTREITO:

1022

O quarto estreito, é aquele ambiente onde existe pouco espaço nas laterais, sendo assim, tem um tamanho reduzido. Quando vamos inserir objetos e móveis em um cômodo assim, devemos tomar cuidado para não diminuir ainda mais o ambiente.

Na hora de escolher a cabeceira, o ideal é que, para um quarto estreito, ela consiga cobrir todo o comprimento da parede, e que seja baixa (aproximadamente 30cm, ou menos, a cima da altura da cama).

939d5bc7c3f036b1e9f6ca6b041e275b

Isso faz com que alonguemos o quarto, aumentando visualmente o ambiente, não provocando a sensação de claustrofobia, deixando um visual mais amplo e aconchegante. E ainda assim, quando o ambiente é pequeno em exagero, a cabeceira deve ter os tons da parede de fundo, pois igualando as cores, não “cortamos” o tamanho da parede com nenhuma divisória, deixando que nossa vista pense que o ambiente é maior, ou pelo menos, não tão pequeno.

Então quais são os requisitos para se ter a cabeceira de cama ideal para quartos estreitos? As cabeceiras devem ser:

  • Baixas (apenas um pouco a cima da altura da cama)
  • Compridas (tomando conta de toda a largura/comprimento da parede que está inserida)
  • Com cor uniforme (para ambientes muito pequenos)

2834f4c636ab384de20460acb7f49e03

Essa escolha da cabeceira de cama longa e baixa, também serve para quartos com o pé-direito muito alto, assim ela da uma diminuída na altura do quarto, deixando ele mais proporcional e agradável!

2. QUARTO BAIXO (quarto com altura do pé direito baixo):

0830e8d51e88ec8cda5456d48c2b5a04

A Cabeceira de Cama ideal para quartos baixos, é a cabeceira que o alongue, que o deixe mais alto. Você já ouviu dizer que roupas com listas verticais emagrecem e deixam a pessoa que a veste mais alta? Pura verdade! E é isso que a cabeceira, ela deixa o quarto mais alto, por formas uma “lista” alta, de preferencia que vá até o teto, deixando o ambiente mais uniforme.

Isso também é valido para locais onde as paredes são muito largas, a cabeceira curta e alta, provoca uma uniformidade visual, deixando sua decoração mais alinhada. Cabeceira ideal para ambientes com pé direito baixo ou mediano. Além de que as cabeceiras altas são super clássicas e bonitas, mas podem ter uma pegada mais ousada, só depende de seu material e design aplicado nela.

53318c350e60050fbff223cfc244ce20

Então quais são os requisitos para se ter a cabeceira de cama ideal para quartos baixos? As Cabeceiras devem ser:

  • Altas (como uma lista vertical que vai do chão ao teto).
  • Curtas (ocupando um espaço pouco maior que a medida da cama).
  • Com cor contrastante (uma coloração que a faça se destacar no ambiente).

 

3. QUARTO MÉDIO OU PROPORCIONAL:

cabeceira-capitone-785694

Um ambiente proporcional é sempre mais fácil de se decorar, pois não existe a necessidade de se corrigir os disfarçar as imperfeições, como altura e largura. Por isso neste tipo de ambiente você pode brincar mais com as formas e tamanhos de sua cabeceira. Mas o ideal é que se siga essa proporcionalidade, mantendo a cabeceira em uma medida que não aumente, nem diminua o cômodo. Isso se chama “Alinhamento com Folga”.

cabeceira-estofada-cinza-almofadas

Isso significa que a cabeceira ideal de um quarto proporcional, deve ter a metade do tamanho da parede em que será inserida. Em outras palavras, a altura da cabeceira de cama deve ter a metade do tamanho da parede. Para este simples cálculo é apenas necessário se ter a altura da parede, dividir este valor por 2, e pronto, ai está a altura ideal de sua cabeceira. E a parte lateral da cabeceira deve ter em média uns 30cm.

Então quais são os requisitos para se ter a cabeceira de cama ideal para quartos proporcionais?

As Cabeceiras devem ser:

  • Médias (tendo como altura, a metade da altura da parede)
  • Não muito longas (uns 30cm de sobra de cada lado da cama)
  • Com a cor que você desejar (contrastante ou uniforme)

 

O DESIGN…

13

Existem diversos modelos de Cabeceiras de Cama, feitos com muitos tipos de materiais e revestimentos.

  • Madeira
  • Couro
  • Tecido
  • Adesivo
  • Cimento
  • Acrílico
  • Pedra (natural ou retro-iluminada )

Entre muitos outros materiais que podem ser utilizados para fazer ou revestir sua cabeceira de cama. E por isso essa escolha é tão importante e divertida de se fazer.

28_suite_dois_credito_eduardo_liotti_01

Na foto acima uma cabeceira de mármore travertino italiano retro-iluminado (Slimstone) com cama em dossel para os arquitetos Marcelo Minuscoli e Melissa Martini – Casa Cor RS 2014. Muita ousadia e sofisticação para um ambiente elaborado para uma mostra de decoração.

O principal é ter harmonia! Quando falamos de harmonia em decoração não estamos falando de algo totalmente “combinadinho”, e muito menos tudo da mesma cor e mesmo material. Queremos dizer que as coisas precisam se complementar no design de interiores. E logicamente quando vamos decorar o quarto, existe a necessidade de que os móveis conversem entre si pois harmonia é essencial; e lembre-se… o segredo está na proporção!

153568102red

Agora um pequeno “mix” de imagens de diversas cabeceiras possíveis e imagináveis.

Anúncios

2 comentários sobre “Cabeceiras… o segredo é a proporção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s