Para escolher uma COR: gosto, tendência ou contexto?

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Com a proximidade do final de mais um ano, começa a pairar no ar os questionamentos no mundo da moda e do “Decor” sobre as tendências de cor para 2017. Um breve histórico nos leva a 2010 quando a Pantone (que já foi mais “categórica”) nos apontou o TURQUESA como a cor do ano e desde então esta “vedete” passou a protagonizar o universo criativo. Outra forte aposta foi o MARSALA em 2015 que muito foi usado e abusado por diversos designers mundo afora.

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Já para 2016 a Pantone nos apresentou duas apostas muito mais suaves: o ROSE QUARTZ e o SERENITY porém, aqui no Brasil, estas cores só emplacaram em catálogos de moda infantil e juvenil feminino. Veja abaixo o vídeo do lançamento:

Mas porquê isto aconteceu? Afinal de contas a Pantone não é a “toda poderosa” do universo das cores? Antes vamos saber um pouco mais sobre a empresa: A marca PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. que está sediada em Carlstadt, Nova Jersey, EUA. Considerada hoje uma autoridade em cores, é mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criada para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores. O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.

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Agora que sabemos quem é a Pantone, vamos refletir sobre o motivo de 2016 ter sido um “tiro na água”. Em primeiro lugar não só de Pantone se vive o universo. Hoje temos diversas vertentes sobre o estudo aprofundado da cor. Isto se tornou um verdadeiro mercado paralelo de impressões, teses, sugestões, erros e acertos. Para o gigantesco mundo do “Decor” algumas linhas são mais efetivas e assertivas. Uma delas é a Color Design da Politécnica de Milão, responsável pela aproximação dos estudiosos da cor com o universo industrial na Europa. Na Itália esta escola dá o tom inclusive das cores de diversas montadoras de veículos. Boa parte dos seus estudos podem ser apreciados na “Design Week” e vistos no Salone del Mobile di Milano, o iSalone. Para saber mais é só espiar: http://www.polidesign.net/it/colordesign e acompanhar tudo que é desenvolvido por lá.

Outra opinião a ser considerada é a da gigante WGSN (agência inglesa de tendências, minha preferida) que em seus últimos relatórios, por exemplo, sugere alguns destaques para os setores de moda, calçados, acessórios e mobiliário, e se mantém atual para a próxima temporada. São as cores: Crimson, Cerulean, Rose Pink e Butterscotch. Para saber mais desta verdadeira casa de “Cool hunters”: http://www.wgsn.com/en/products/lifestyle-interiors e delicie-se com o universo do mapeamento de comportamento e consumo.

Vamos espiar um pouco das cores que a WGSN está sugerindo para 2017? Veja alguns “moodboards” preparados pela Habitus Brasil com referências para industriais, arquitetos e designers visualizarem o conceito das cores eleitas:

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Para a Pantone as tendências são diferentes, apesar de ainda não ter anunciado suas apostas, o catálogo de sugestões já foi divulgado e por esta imagem abaixo podemos ter alguma noção do que vem por aí.

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Conforme foi dito por Fernando Ratis e Patrícia Blümel: “Nossos olhos também aprenderam a apreciar nuances sutis nas cores, em diferentes intensidades. E na medida em que nosso conhecimento de cor cresce, o mesmo acontece com a nossa confiança de usar e experimentar elas em novos projetos.”

A utilização dessas paletas de cor de forma assertiva em um projeto de interiores ou mobiliário significa um ponto importante de diferenciação, personalizando ao máximo os ambientes criados. Cada projeto deve ser inspirador e pessoal, feito sob medida para criar uma casa que se adapte ao estilo e personalidade do morador!

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